segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

EMPREENDEDORISMO

DEFINIÇÃO
A palavra empreendedor (entrepreneur) tem origem francesa e quer dizer aquele que assume riscos e começa algo novo. Richard Cantillon escritor e economista do século XVIII é considerado um dos criadores do termo empreendedorismo. Para ele o empreendedor corria riscos, enquanto o capitalista fornecia o capital. Então, pode se dizer que empreendorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam á transformação de idéias em oportunidades que conduz à criação de negócios. “O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização e pela exploração de novos recursos e materiais”. (Joseph Schumpeter, 1949). “Cria um equilíbrio, encontrando uma posição clara e positiva em um ambiente de caos e turbulência. Identifica oportunidades na ordem presente”.(Kirzner, 1973). O empreendedor possui iniciativa para criar um novo negócio e paixão pelo que faz. Utiliza os recursos disponíveis de forma criativa transformando o ambiente social e econômico onde vive. Aceita assumir os riscos calculados e a possibilidade de fracassar.

SURGIMENTO
Marco Polo, como empreendedor, tentou estabelecer uma rota comercial para o oriente assinando um contrato com um homem que possuía mercadorias. Na Idade Média, o termo empreendedor foi utilizado para definir àquele que gerenciava grandes projetos de produção. Esse indivíduo não assumia grandes riscos e utilizava os recursos provenientes do governo. No século XVII, surge a relação entre assumir riscos e empreendedorismo. O empreendedor estabelecia um acordo contratual com o governo para realizar algum serviço ou fornecer produtos, e corria todo o risco. Já no século XVIII o capitalista e o empreendedor foram finalmente diferenciados. Um exemplo foi o caso do pesquisador Thomas Edison que recebeu auxílio para as pesquisas em eletricidade e química. O processo de industrialização acentuou essa diferença, cada vez mais. E nos séculos XIX e XX os empreendedores foram confundidos como administradores que planejavam, dirigiam, organizavam e controlavam a empresa e ações desenvolvidas na empresa.

EMPREENDEDORISMO NO MUNDO
O mundo tem passado por várias transformações em curtos períodos de tempo, principalmente no século XX, quando foi criada a maioria das invenções. Fruto de pessoas especiais, capazes de inovar, arriscar, ver o inusitado e de querer algo diferente. Dessa forma, surgiu o avião motorizado (1903), a Televisão (1923), o Laser (1958), microprocessador (1970), seqüência do genoma humano (2000), e outras tantas invenções.

No final de 1998, o Reino Unido publicou um relatório a respeito do seu futuro competitivo, enfatizando uma série de iniciativas para desenvolver o empreendedorismo. Em 1990 a Alemanha implementou um número crescente de programas que destinavam recursos para a criação de novas empresas. Em 1995 a Finlândia lançou várias medidas para dar suporte às iniciativas de criação de novas empresas. Israel intensificou o programa de incubadoras tecnológicas para projetos de empreendedorismo. A França está promovendo o ensino nas universidades engajando os estudantes em incubadoras dentro das universidades. Os EUA é o maior exemplo de compromisso nacional com o empreendedorismo (entrepreneurship) e o progresso econômico. São centenas de iniciativas dos governos locais e de organizações privadas. O governo gasta centenas de milhões de dólares anualmente em programas de apoio. E no Brasil começou a tomar forma na década de 1990, quando entidades como o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a SOFTEX (Sociedade Brasileira para Exportação de Software) foram criadas. De 1999 até 2002 vigorou o Programa do Brasil Empreendedor, do Governo Federal, o qual capacitou mais de 6 milhões de empreendedor em todo o país com um investimento de 8 bilhões.

EQUIPE
Em empreendedorismo um dos principais ensinamentos que podemos ter é o fato de que nada se constrói sozinho, sempre há a necessidade de trabalho em equipe. Qualquer projeto sempre terá maiores chances de sucesso se a equipe for comprometida e agregar valor, trazendo o complemento necessário para a conclusão do trabalho/projeto.

PONTOS DE DESTAQUE
● Desenvolver um Plano de Negócio eficaz; efetuar uma análise de mercado e obter informações dos concorrentes.
● Identificar e selecionar as melhores oportunidades para iniciar um negócio.
● Desenvolver um estratégia de negócios vencedora, com conselhos práticos.
● Transformar idéias em negócios.
● Não existe receita pronta.
● Os verdadeiros empreendedores surgirão de qualquer forma.

EMPREENDER
● Relaciona-se em fazer diferente, antecipar-se aos fatos, implementar idéias, buscar oportunidades, assumir riscos calculados e à busca de auto-realização.
● É a aplicação da ousadia, criatividade, inovação e persistência.
● A análise, planejamento estratégico-operacional e capacidade de implementação são elementos essenciais no sucesso de empreendimentos inovadores.
● Envolve conhecimento de tecnologia, Know-How, planejamento, equipe competente, motivação, momento adequado, idéias inovadoras e capital.
● O empreendedorismo é o combustível para o crescimento econômico, aumento de emprego e prosperidade.
● Existem programas de apoio, cursos especializados, ONGS, Associações, eventos, seminários, publicações, etc. Para amparar as iniciativas empreendedoras.
● Criem o hábito de visitar o site www.sebrae.com.br

POSSIBILIDADES
1) Empreendedorismo de Oportunidade: o empreendedor sabe onde quer chegar; cria uma empresa com planejamento prévio; visa crescimento, lucros, empregos e riqueza.
2) Empreendedorismo de Necessidade: o empreendedor se aventura por falta de opção. Por estar desempregado e não ter alternativas de trabalho. Por isso, não faz um planejamento adequado.


DIFERENÇAS ENTRE O ADMINISTRADOR E O EMPREENDEDOR
ADMINSITRADOR
● Planeja – Organiza – Dirige – controla (Henry Fayol, séc. XX).
● Cria e modifica agendas – Inclui metas e planos para a organização – Desenvolve redes de relacionamentos (Kotter, 1992).
● Organiza recursos (Filion, 1997).

EMPREENDEDOR
É um administrador, mas diferente dos gerentes tradicionais. É um visionário, sabe fazer a diferença. Explora ao máximo as oportunidades. Otimista e apaixonado. Sonhador, mas faz as coisas acontecerem. Busca independência, mas constrói rede de relacionamentos. Planeja cada passo do Plano de Negócio. Valoriza o conhecimento, seus funcionários, os recursos e a tecnologia. Assume riscos calculados. Cria emprego e qualidade de vida para seus funcionários e para a sociedade.

HABILIDADES
1) Técnica: saber escrever, ouvir, captar informações, ser bom orador, organizado, liderar e trabalhar em equipe e possuir Know-How técnico em sua área de atuação.
2) Gerenciais: criação, marketing, administração, finanças, operacional, produção, tomar decisão, controle das ações da empresa e ser bom negociador.
3) Pessoais: ser disciplinado, assumir riscos, ser inovador, ser persistente e ser líder visionário.

4 FASES DO PROCESSO EMPREENDEDOR
1) Identificar e avaliar oportunidades.
2) desenvolver o Plano de Negócio.
3) Determinar e captar os recursos necessários.
4) Gerenciar a empresa criada.

NEGÓCIOS DE SUCESSO
1) Talento (pessoas)
2) Tecnologia
3) Capital (recursos)
4) Know-How (conhecimento)

PLANEJAMENTO
O planejamento por meio de um Plano de Negócio (Business Plan), é a ferramenta do empreendedor com a qual sua equipe avalia e identifica oportunidades, busca e aloca os recursos necessários ao negócio, planeja as ações a serem tomadas, implementa e gerencia o novo negócio.

• Know-how: conhecimento e habilidade que converge em um mesmo ambiente o talento, tecnologia e capital.