sábado, 24 de março de 2007

O NOVO PROFISSIONAL DO JORNALISMO

As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação estão transformando a prática do jornalismo

A invenção de Gutemberg, no ano de 1456 d. C., acelerou o desenvolvimento humano. A partir do surgimento da máquina de imprensa,a propagação das idéias, do conhecimento científico e do progresso mudaram,consideravelmente, o mundo. A criação do tipo móvel de letras na placa de prensa, abriu novos horizontes e derrubou mitos e crenças, dando às pessoas o direito de pensar, aprender e escolher caminhos melhores.

A partir da década de 1970, o mundo conheceu o sistema de conexão por meio de computadores. Hoje, conhecido como a Rede Mundial de Computadores, Internet, WWW ou WEB. E, não demorou muito para se tornar o meio de comunicação predominante na sociedade.

Por esta razão, pessoas e empresas procuraram tirar o máximo de proveito dessa nova ferramenta. E, não ocorreria diferente com as empresas jornalísticas. Seu uso é cada vez mais, freqüente no preparo de pesquisas, entrevistas e em redações. É verdade, ainda, que os jornais estão se mobilizando para atender os clientes internautas.

Esse novo veículo tem influenciado as rotinas jornalísticas, e levado à criação de edições jornalísticas na Internet, complementares ou substitutas das edições impressas, radiofônicas e televisivas que está sendo chamado por jornalismo on-line.

É certo, que a Internet facilita a pesquisa de conteúdos. Veio somar ao rádio-escuta, canal no qual se apura a veracidade dos fatos. Contudo, o repórter é o protagonista na elaboração e divulgação das notícias.

Compreende-se, muito bem, pois, que um computador – eventualmente, um laptop – e uma conexão com a Internet possibilitam ao repórter acessar de qualquer ponto do mundo, seus próprios arquivos ou milhões de banco de dados sobre os mais diferentes assuntos. Fotografias tomadas em câmeras digitais, ligadas ao equipamento viajam milhares de quilômetros à velocidade da luz.

Navegar pelo ciberespaço, sem limites, pode estar muito distante da imagem do jornalista tradicional com seu caderninho de anotações. Por isso, a geração de repórteres envolvidos nesse novo campo do jornalismo digital, diferencia-se das gerações anteriores. Não apenas pelo domínio da informática. Como, também, pelo conhecimento em tecnologia para construir banco de dados, operar com planilhas de cálculo e conhecer métodos estatísticos computadorizados.

Entrevistar por e-mail ou pelo Chat, sem duvida, pode facilitar o trabalho do reporte e do entrevistado. As perguntas podem ser enviadas e recebidas com economia de tempo, transporte e dinheiro. Desde que, seja respeitado o prazo estipulado por ambos.

Para o jornalista, foi bom porque ampliou as oportunidades de trabalho. Porém, esse novo ambiente virtual passa a exigir novas habilidades, por exemplo, rapidez, saber selecionar e apurar a informação em tempo real, domínio de informática, usar programas de software que monta vídeo, áudio e texto, trabalhar com editor de texto, entre outras. Manter-se atualizado com as Novas Tecnologias de Comunicação e Informação é imprescindível para a prática do jornalismo.

Contudo, a função, “sagrada”, do repórter continua sendo a mesma: sair ao campo de investigação. Ele é acima de tudo, um caçador de notícias. Um observador atento dos fatos. Deve ir e estar, prioritariamente, a onde os acontecimentos ocorrem.

NATAL, UMA DAS DATAS MAIS ESPERADA DO ANO

A festa natalina vai além da troca de presentes, refere-se ao nascimento do menino Jesus.

Os Evangelhos relata a história dos três reis Magos que chegaram à cidade de Nazaré com os presentes (ouro, incenso e mirra), para ser entregue ao menino Jesus em celebração ao Seu nascimento. Mas, foi, somente, no século IV, que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial. O nascimento de Jesus é importante para o Ocidente, pois marca o ano 1 da nossa História e representa um acontecimento relevante para as religiões cristãs. O Natal é encarado universalmente como um dia consagrado à família, à paz, à fraternidade, e à esperança; entre os homens.

Símbolos natalinos
Pela tradição vários símbolos são apreciados, por exemplo, presépios, árvores, decorações, músicas e mensagens natalinas, receitas para a ceia, presentes, representações teatrais, missa, papai Noel, entre outros.

A figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau que nasceu na Turquia em 280 d.C. Homem de bom coração que costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.

A árvore de Natal veio da Alemanha e é atribuída ao padre Martinho Lutero (1483-1546), que montou um pinheiro enfeitado com velas em sua casa, para mostrar as crianças como deveria ser o céu na noite do nascimento de Cristo.

O presépio mostra o cenário do nascimento de Jesus, ou seja, uma manjedoura, os animais, os reis Magos e os pais do menino. Esta tradição de montar presépios teve início com São Francisco de Assis, no século XIII.

Em nossos dias, há decorações de todo gosto espalhadas pelos Shoppings Centers, edifícios, casas, e árvores. Em alguns lugares, existe até competições com prêmios para ver qual é a mais bonita.

Os Correios
A Agência dos Correios e Telégrafos recebe todos os anos correspondências de crianças com pedidos de brinquedos, bolsa escolar, cadeira de rodas, cestas básicas, eletrodomésticos, entre outros. Geralmente, Algumas agências têm uma verba disponível para atender as solicitações e comprar presentes que não ultrapassem um determinado valor. Além disso, existem muitos empresários e colaboradores que adotam algumas cartas para não deixar nenhuma criança sem resposta.

O papai Noel mora com suas renas numa terra remota e congelada no Círculo Polar, na montanha Korvatunturi. Lá dentro, tem uma caverna, local onde o Papai Noel tem sua residência e sua oficina. E, seus gnomos auxiliares fabricam brinquedos para crianças no mundo todo. Essa é uma estória idealizada e faz parte do imaginário natalino infantil. Àquelas que desejam remeter correspondência ao “bom velhinho” devem anotar o endereço: SANTA CLAUS’ Main post Office Santa Village Finland FIN 96930 NAPAPIIRIE. Ou, santa.claus@santaclausoffice.Fi

Ranking de gastos
Segundo pesquisa, Datafolha, que entrevistou 600 paulistanos neste mês 54% dos consumidores comprará brinquedos. 42% roupas e peças de vestuário. Os calçados ficam em terceiro 38%, seguidos por perfumes 31%, CDs e DVDs 20%, livros 17%. 43% pretendem quitar dívidas, e 29% planejam poupar seu 13º salário. E, apenas 14% compraram alimentos e artigos de primeira necessidade, e 19% vão viajar.

A associação de consumidores Pro Teste lançou uma cartilha para ajudar o consumidor nas compras de Natal. Veja alguns cuidados importantes:

● Antes de comprar um eletroeletrônico, verifique se há assistência técnica na cidade onde mora,
● Nenhuma loja é obrigada a trocar um produto, a não ser que haja algum defeito. Por isso, peça a nota fiscal.
● Pagamento à vista, deve-se pedir, ao menos, 10% de desconto. A prazo, observe, além do valor da prestação, o total a ser pago.
● Pela Internet verifique a razão social, CNPJ, endereço e telefone da empresa O prazo para desistência é de sete dias após o recebimento e os valores pagos devem ser devolvidos.
● Cuidado com os enfeites luminosos, eles podem causar curto-circuito e até incêndio.
● Teste os brinquedos com mecanismos de fricção, bateria, pilha. Confira a faixa etária indicada e se tem o selo de certificação do Inmetro. Cuidado com a compra em camelôs, pois, além da procedência duvidosa, o brinquedo poderá colocar em risco a segurança da criança.