sexta-feira, 3 de agosto de 2007

BANCOS TERÃO DE CRIAR OUVIDORIAS

O aumento da procura por serviços bancários e, consequentemente, do número de atendimentos nas instituições levou o Conselho Monetário Nacional a aprovar resolução instituindo 30 de setembro como data-limite para que bancos criem ouvidorias. Nessa data, também, as instituições terão de oferecer um serviço de telefone 0800 para que seus clientes possam encaminhar reclamações e solucionar conflitos. Para instituições e cooperativas de crédito de pequeno porte a data é 30 de novembro.

"O aumento de procura por créditos potencializa o aumento da demanda por serviços e as ouvidorias vêm para complementar isso, dando informações aos clientes que não puderam obtê-lo pelos serviços tradicionais das instituições", disse Paulo Sérgio Cavalheiro, diretor de fiscalização do Banco Central.

PROGRAMA CAPACITA JOVENS CARENTES

A Secretaria Municipal do Trabalho abre hoje inscrições para o programa Capacita Sampa, de capacitação profissional de jovens. São 5,6 mil vagas para jovens entre 16 e 20 anos. A previsão é de que os cursos tenham início em outubro.

As inscrições estarão abertas até 10 de agosto, em qualquer uma das seis unidades do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT). Os alunos vão receber uma bolsa-auxílio no valor de R$ 200,00 por mês e lanche diário.

Para se inscrever, os jovens devem comprovar renda de até meio salário mínimo por integrante da família e estar estudando (ensino fundamental, médio, profissionalizante ou supletivo) na rede oficial de ensino ou ter concluído o ensino médio.

As vagas são para cursos de tecnologia de telecomunicações e montagem e manutenção de microcomputadores, com 1,52 mil oportunidades. Hospitalidade e meios de hospedagem também têm 1,52 mil vagas, estética e beleza, 1.040, e gastronomia, 1,52 mil oportunidades.