domingo, 19 de agosto de 2007

PLANO DE NEGÓCIO

O plano de negócio é a formalização das idéias, da oportunidade, do conceito, dos riscos, das experiências, das estratégias competitivas de marketing e vendas, da operacionalização dos recursos financeiros, técnicos e humanos que viabilizará o negócio. É Saber planejar suas ações e delinear as estratégias da empresa. Portanto, é uma ferramenta de gestão e deve acompanhar as mudanças sociais, econômicas e tecnológicas que ocorrem no mundo. Em resumo, planejamento é o instrumento que possibilita o sonho entrar em contato com a realidade. E, sem dúvida, que um bom plano aumenta significativamente as chances de sucesso a qualquer empreendimento.

O PLANO PERMITE
►Reunir ordenadamente todas as idéias.
►Ter a visão do conjunto e de todas as partes do negócio.
►Avaliar o potencial de crescimento, lucro, necessidades operacionais e financeiras.
►Determinar e examinar as estratégias competitivas de marketing, vendas, produção e finanças.
►Permitir simulações evitando erros e gastos desnecessários.
►É um documento oficial da empresa para ser apresentado a investidores, sócios, fornecedores, clientes e funcionários.
►Orientar o desenvolvimento das operações e estratégias da empresa.
►Detectar necessidades e problemas.

O QUE FAZER E NÃO FAZER
1) Seja sucinto: o plano deve ser o mais conciso possível, sem comprometer a clareza da exposição e sem omitir os detalhes importantes.
2) Não diversifique: focalize o empreendimento no máximo em duas linhas de produtos/serviços. Desenvolva primeiro um produto/serviço para depois pensar em diversificar.
3) Não use jargões técnicos: na elaboração do plano de negócio, evite termos técnicos para descrever produtos e serviços. Explique-os de forma simples e clara.
4) Projete vendas com base no mercado, não na produção: as projeções de vendas devem estar baseadas na avaliação do potencial do mercado-demanda dos clientes.
5) Não faça afirmações vagas: evite afirmações ambíguas e sem consubstancias. Não coloque idéias confusas e superficiais. E não esqueça de Justificar suas posições.
6) Apresente e discuta todos os riscos: identifique todos os riscos e apresente medidas para solucioná-los.
7) Não chute aspectos técnicos: todo negócio possui aspectos técnicos. Se o empreendedor não os domina, procure ajuda. Por exemplo, para registrar marcas, contrato social, livros fiscais, alíquota do imposto de renda etc.

A elaboração do plano de negócio reflete a personalidade, a experiência e o conhecimento do futuro empreendedor. E, deve ser feito a “quatro mãos”, ou seja, com a colaboração de outros. O plano é relevante por apresentar todos os aspectos do novo negócio, como também para adquirir novos investimentos financeiros, técnicos e humanos.

ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO
Existem alguns modelos de plano de negócios nos diversos manuais de empreendedorismo. Os autores procuram estabelecer os tópicos que consideram mais relevantes nesse processo. Ao verificá-los, pode-se observar que todos estão corretos. Porém, alguns relacionam mais tópicos que outros que é perfeitamente natural e aceitável. Isso se dá pelo motivo de uma escolha e objetivo de cada autor. O modelo escolhido foi um mix de vários planos. A intenção explícita é para que cada aluno tenha uma visão ampla da montagem do plano de negócio.

1. CAPA
2. ÍNDICE
3. SUMÁRIO EXECUTIVO
4. DESCRIÇÃO DA EMPRESA
4.1 Missão e Visão
4.2 Oportunidade de negócio
4.3 O negócio da empresa
4.4 O produto/serviço
5. EQUIPE DE GESTÃO
6. MERCADO E COMPETIDORES
6.1 Análise setorial
6.2 Mercado alvo
6.3 Projeção de vendas
6.4 Necessidade do cliente
6.5 Benefícios da empresa
6.6 Competidores
6.7 Vantagem competitiva
7. MARKETING E VENDAS
7.1 Produto
7.2 Preço
7.3 Praça
7.4 Promoção: foco nos fornecedores e consumidores
7.5 Estratégias de vendas
7.6 Parcerias estratégicas
8. ESTRUTURA E OPERAÇÃO
8.1 Organograma funcional
8.2 Política de Recursos Humanos
8.3 Fornecedores de serviços
8.4 Infra-estrutura
8.5 Tecnologia
9. ANÁLISE FINANCEIRA
9.1 Custos e receitas operacionais
9.2 Necessidades Financeiras
9.3 Investimentos em ativos, capital de giro e outros.
9.4 Fluxo de caixa
9.5 Composição de gastos
9.6 Riscos
9.7 Medidas para reduzi-los
9.8 Estratégia de crescimento
10. ANEXOS

PRÉ-REQUISITOS PARA COMEÇAR UM NEGÓCIO

Existem, basicamente, cinco pré-requisitos fundamentais que devem ser considerados pelo empreendedor ao iniciar um negócio. São eles: Conceito do negócio; Conhecimento; Contatos; Recursos e Encomendas.

Na verdade, antes de elaborar o plano de negócio é necessário que se faça uma análise sobre cada requisito, para verificar se as condições são satisfatórias. É como se estivesse respondendo um questionário no qual as respostas devem ser todas favoráveis. Procedendo dessa maneira, o futuro empreendimento terá mais chances de sucesso. Ao se analisar alguns negócios que fracassaram, foi observado que os empreendedores não deram a atenção devida a esses pré-requisitos na elaboração do plano de negócio.

1) CONCEITO DO NEGÓCIO: O futuro empreendedor deve descrever detalhadamente as necessidades dos futuros clientes, dos produtos ou serviço que serão oferecidos e a adequação do preço/custo aos clientes. Nesse item, ainda deve se testar suas idéias, identificar as dificuldades e apresentar soluções às mesmas. Faz-se mister a clareza por completo da atividade que será empreendida. Pergunte a si mesmo: tenho conhecimento do que pretendo fazer? Estou ciente de todos os riscos? Sei quais são as necessidades de meus clientes potenciais? Meu produto/serviço terá boa aceitação? Na elaboração desse item, o empreendedor utiliza pesquisa pessoal, observação detalhada, imaginação, criatividade e simulação de compra (oferecer seu produto/serviço a futuros clientes). Por exemplo, se for abrir uma fábrica de chocolates, produza alguns exemplares e apresente a seus clientes. De acordo com a aceitação do produto poderá ir avante com sua idéia, ou deverá fazer alguns ajustes, ou até mesmo mudá-la.

2) CONHECIMENTO: Ao abrir um negócio ou participar da elaboração de um produto/serviço é necessário ter conhecimento sobre os mesmos. Quando o empreendedor tem apenas noções básicas é necessário buscar outras fontes de pesquisa (pessoas, franquias, colaboradores etc) complementares.

3) CONTATOS: Todo negócio é feito por e com pessoas. O empreendedor lidará com clientes, fornecedores, concorrentes, consultores, contadores, funcionários etc. então, mantenha sua agenda ou o banco de dados atualizados. Porque os contatos acontecem em todo processo de implantação do negócio. Ou seja, antes do negócio propriamente dito, pós-compra e pós-venda procure manter sua lista de contatos em dia.

4) RECURSOS: Para a implantação de qualquer tipo de negócio se faz necessário que se viabilize todos os tipos de recursos. A permanência de seu negócio no mercado é determinada pela capacidade e habilidade de recrutar e administrar os diversos tipos de recursos. Os recursos financeiros, capitais de giro e outros, conhecidos como capital dinâmico, são aplicados em um negócio para gerar retorno. Já os recursos potenciais financeiros são aqueles que não estão sendo usados, mas está disponível ao empreendedor, por exemplo, dinheiro e crédito que estão à sua disposição. Hoje em dia, ficou muito fácil obter crédito para abrir ou investir em negócios. Porém, não se pode esquecer de pessoas que abriram suas empresas com quantias irrisórias.

5) ENCOMENDAS: Não existe atividade comercial sem clientes, daí a necessidade de analisar se o novo negócio terá clientes em número suficiente. Pode considerá-los como o ar que oxigena a vida dos negócios, sem eles a empresa morrerá. Antes de abrir um empreendimento, ou lançar um produto/serviço faça a pesquisa de mercado e simulações para descobrir a demanda futura.