quarta-feira, 5 de setembro de 2007

AS EDITORIAS

RESUMO DO LIVRO: O Texto da notícia (terceira parte, páginas 109-172), Nilson Lage

No ano de 1960 os veículos de comunicação departamentalizaram as redações. O secretário de redação foi substituído pelo editor-chefe. O redator elabora o texto final e isso acontece principalmente nas revistas semanais. Com o Regime Militar os jornalistas passaram a tratar os assuntos de forma mais especializados (economia, política etc.). A notícia passou a ter uma padronização em sua forma, e uma diversidade no conteúdo. Seu caráter tornou-se simbólico e destinado ao consumo de massa. Com isso, foi adotado o lide e uma seqüência lógica e racional do texto.

O TEXTO POLICIAL: O texto jornalístico policial é mais sensacionalista que as demais editorias. A descrição do cenário da tragédia é detalhada. Narra o comportamento das pessoas envolvidas. Questiona o comportamento anti-social. Cobra que o castigo seja aplicado. Usa clichês e expressões técnicas especializadas.

A NOTÍCIA POLÍTICA: A notícia política exige do redator o domínio de tais verbos: declarou, disse, enfatizou, observou, comentou, finalizou etc. Um fato político implica desdobramento, e pode haver imparcialidade e impessoalidade. Porém, o texto imparcial causa menos problemas para o jornalista.

A NOTÍCIA ECONÔMICA: Uma das dificuldades enfrentadas pelo redator é a utilização excessiva de números. Por isso, os indicadores econômicos ganharam espaços (bolsa de valores, índices de correção de aluguel, cotação de dólar etc). Existe a dificuldade de encontrar termos coloquiais pára substituir expressões técnicas.

A NOTÍCIA NACIONAL: É aquela que não cabe nos espaços editoriais especializados. Possui valor informativo. Repeti várias vezes. E geralmente, a secretaria da redação e editor-chefe arbitra o que é assunto nacional e o que é matéria de outras áreas.

A NOTÍCIA DE ESPORTE: Não há tanta cobrança pelos ouvintes como no caso da economia. Mas, a notícia incorreta causará prejuízos para o veículo de comunicação. O uso de termos técnicos, de cada tipo de esporte, é uma dificuldade. Algumas informações são obtidas instantaneamente. Não se pode envolver emocionalmente e a linguagem deve ser simples, coloquial, detalhada e deve levar o ouvinte ou telespectador a sentir-se presente na disputa.

A NOTÍCIA DE CIDADE OU GERAL: Geralmente é a porta de entrada dos estudantes de comunicação nas redações. Esse tipo de editoria é como se fosse a clínica geral da redação, nela se aborda todos os tipos de assuntos e temas que afetam o cotidiano das pessoas (comunidade, transportes, saúde, limpeza urbana, discussão urbana etc).

OS TEXTOS ESPECÍFICOS
0s textos específicos respondem ao projeto gráfico do veículo impresso, como as notas de colunas, legendas e boxes. Eles diferenciam dos textos especializados. A linguagem atende a objetivos mais definidos, como as notícias das colunas, as legendas de fotografias, primeira página, títulos e boxe. Constituem parte essencial do conjunto editorial do veículo, especialmente os jornais.

AS MANCHETES: As manchetes são construção de uma mensagem específica. Fazem parte do quadro geral da estética e do conteúdo. Devem atrair atenção e dar uma idéia geral dos fatos. Resumem a notícia e embeleza a página, mas devem sempre atender o layout do jornal.

A LEGENDA E O TEXTO-LEGENDA: O fotógrafo não faz apenas um retrato, mas uma reportagem fotográfica. A legenda deve ser objetiva e escrita com poucas palavras. O texto deve ser curto tendo em vista a mensagem da fotografia. O texto-legenda é aquele que é produzido a partir de um fato expressivo, mas não se justifica como notícia.

AS COLUNAS: Existem vários modelos de colunas: notícias curtas; seções de curtas notas ricas em informação; colunas assinadas; comentam temas atuais; artigo do redator; texto leve; usar expressões agradáveis; ironia e humor; e ainda existem colunas de uma gama variada de temas. Seja qual o tipo, requerem qualidade e bom redator.

O BOXE: Relativamente recente, descreve o ambiente ou o personagem. É um apêndice de uma notícia, ou de uma reportagem editada junto ao texto.

O SEGUNDO CADERNO: Abriga o material relacionado com o lazer, manifestações culturais, programação de rádio e TV, lazer da cidade em que o jornal é editado, cinema, teatro e shows. São pequenas notas ou textos opinativos e os editores publicam as que acham mais importantes.

OS SUPLEMENTOS: Relativamente novo nos jornais. Abrangem um universo de temas: rural, turismo, caça e pesca, informática, esportes, automóvel, imóveis etc. Anexo do jornal, traz um conjunto de notícias que se transformou em um jornal à parte. Em alguns jornais, funciona como outra empresa jornalística dentro do jornal.