quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

NÃO É MAIS SURPRESA AFIRMAR: O COMPUTADOR CHEGOU PARA FICAR

A sociedade contemporânea está representada nitidamente pelo mundo digital

É extremamente surpreendente como o microcomputador apareceu em nossas vidas. Se formos analisar a história descobriremos que esse fato ocorreu no fim da década de 80, e simplesmente, de lá para cá, tomou conta de nossas vidas, empresas, escolas, enfim, do nosso cotidiano.

Estamos na era da informática, e não saber usá-la, é quase ser considerado analfabeto. E para aqueles que cresceram, com a humilde máquina datilográfica e fizeram suas pesquisas escolares ou pessoais, em livros, vêem-se confusos e perplexos com tamanha tecnologia e novidades, que o microcomputador e a Internet proporcionam.
A informática revolucionou as atividades humanas em todos os níveis sócio-estruturais. Houve uma evolução acelerada tanto no campo tecnológico dos computadores, como na área de programas ou/e aplicativos.

Reconhecer as mudanças sócio-tecnológicas, as inovações, e as mudanças de paradigmas é um ato de inteligência, mesmo que essas alterações espantem muita gente. Porém, pouquíssimas pessoas conseguirão sobrevier fora dessa nova realidade.

A nova sociedade é intrinsecamente digital. Máquinas, aparelhos eletrodomésticos, telecomunicações, computadores, Internet, multimídia e outros aparatos tecnológicos estão à disposição de todos. Enfim, todo tipo de invenções fazem parte do nosso dia-a- dia e estão cada vez mais moldando a maneira de se relacionar com o mundo. Não necessita ser um perito em tecnologia para lidar com esses equipamentos. No entanto, requerem conhecimentos básicos para que possa ser aproveitado todo o potencial disponível.

Os chamados “novos” empregos, especialmente os da área de serviço, exigem mão-de-obra qualificada. Saber trabalhar a informação e a comunicação num ambiente virtual é um componente cada vez mais real. E essa competência vai muito além, quando se fala das relações econômicas entre países, multinacionais, operações financeiras, comerciais e bancárias que envolvem diretamente aspectos tais como produção, processamento e distribuição da informação por meio de computadores em tempo real.

A transição para uma sociedade baseada na informação está acelerando-se através da rápida convergência de sistemas de comunicação e tecnologias da informação. E o crescimento de redes integradas de alta capacidade que carregam informação em formato digital, passível de leitura por computadores é o ponto forte da sociedade informacional. O processo de convergência está, ainda, mais avançado no mundo empresarial, onde grandes redes corporativas misturam livremente conversas telefônicas, documentos eletrônicos, dados de computadores e transmissão de vídeo.

Por fim, reconhecer o novo mundo significa perceber conscientemente que os anos passam, as pessoas mudam e as sociedades elaboram novos projetos e objetivos.