quarta-feira, 16 de abril de 2008

O PACOTE DE PROGRAMAS OFFICE CRIADO PARA COMPUTADORES É O MAIS USADO

O aumento vertiginoso de usuários em todo mundo, tornou a empresa Microsoft, de Bill Gates, a número um em aplicativos para PCs

MICROSOFT WINDOWS
Independente do modelo, todo computador necessita de um programa (conjunto de instruções transmitidas a um computador mediante uma linguagem qualquer de programação) do tipo sistema operacional. É ele que vai gerenciar e organizar todas as atividades realizadas pelo computador, estabelecer as regras e operações que o processador pode realizar, além de controlar as comunicações com os periféricos exteriores. O sistema operacional deve ser carregado na memória central do computador antes de qualquer coisa. Durante muito tempo o sistema operacional mais comercializado para microcomputadores foi o MS-DOS (Microsoft – Disk Operation System) da Microsoft. Com a evolução dos equipamentos e com o crescimento de pessoas comuns fazendo uso do computador a Microsoft aprimorou o DOS e deu origem ao Windows. O Windows também sofreu melhorias e em 1988 passou a ser totalmente integrado com a Internet. Sem dúvida nenhuma, é hoje o sistema operacional mais comercializado em todo o mundo.

MICROSOFT WORD
É um editor ou processador de texto pertencente ao pacote Office fornecido pela Microsoft para ambiente Windows. Este aplicativo revolucionou a criação de documentos, em poucos minutos, qualquer um pode criar documentos com uma aparência profissional. Os recursos oferecidos pelo Word o tornam o software mais utilizado entre os programas para desenvolvimento de textos, tabelas, correção ortográfica, concordância verbal, inserir imagem no texto, entre outras tarefas. Como qualquer outro programa da família Office, o Word interage diretamente com outros programas da família, como por exemplo, o usuário pode inserir no texto uma tabela desenvolvida no Microsoft Excel, ou vice-versa.

MICROSOFT POWER POINT
É um aplicativo integrante do pacote Office utilizado para criar apresentações. As apresentações têm um papel fundamental no modo como as pessoas se comunicam nos negócios, seja apresentando a evolução da empresa em uma reunião ou expondo um novo projeto. Portanto, é um software líder em gerar e apresentar slides, suas ferramentas possibilitam a criação de apresentações rápidas e dinâmicas utilizando imagens, textos, gráficos e sons que podem ser apresentadas com uma aparência. Os slides são exibidos no monitor de um computador, através de projetores (Data Show), e ainda serem impressas em papel comum, ou transparências para serem apresentadas por meio de retroprojetores.

MICROSOFT EXCEL
É uma das melhores invenções de todos o tempo. Utilizando seus recursos é possível organizar informações numéricas e fazer, em um instante, cálculos que manualmente levariam muito tempo. A enorme quantidade de recursos disponíveis no Excel é assunto para vários cursos. É um programa em tabelas de linhas e colunas, chamadas “planilhas eletrônicas” que tem por finalidade facilitar o gerenciamento de operações financeiras e de calcular as mais diversas áreas de atuação. Entre os programas do mesmo segmento, o Excel é o mais utilizado tanto por empresas como por pessoas que trabalham com cálculos. Essa preferência ocorre pela facilidade de uso e aos recursos oferecidos.

INTERNET
Internet na década de 60 havia uma grande rivalidade entre os EUA e a União Soviética. Diante das ameaças entre os dois países, Guerra Fria, os militares americanos criaram a Defence Advanced Research Projects Agency (DARPA). Pensaram em criar um sistema de comunicação, por meio de computadores ligados entre si, que não fosse atingido por um ataque nuclear. Logo depois, surge em 1972 a Advanced Research Projects Agency (ARPANET) conectada às universidades americanas com o intuito de realizarem pesquisas. Em 1973, foram feitas as primeiras conexões internacionais entre as universidades da Inglaterra e da Noruega. Nos anos 80, os militares desligaram-se da rede. A partir daí a Internet recebe conceitos gráficos e passa a ter como navegador o World wide Web (WWW). É possível navegar na www, acessar sites, fazer pesquisas e downloads, entrar em salas de bate-papo e lojas virtuais, cadastrar-se nos bancos de dados de currículos, criar e-mail gratuito etc. Em 1998 a Microsoft lança Windowos 98 como o sucessor do Windows 95. A maior novidade desta versão era a completa integração do sistema operacional com a Internet.