sábado, 5 de julho de 2008

A NATUREZA PEDE SOCORRO

A consciência ecológica está além dos discursos, requer ações políticas e educativas que envolva toda a população

Nos últimos anos a discussão sobre o meio ambiente tem sido presente nos meios de comunicação. Outrora, nos anos 80, não se via com tanta evidência, preocupação e debates como está sendo veiculado na mídia, em ONGs, escolas e política. Claro que o mundo precisa de uma resposta rápida. Os habitantes do Planeta Terra precisam acordar para os sinais que a natureza está apresentando. Especialistas do mundo inteiro apresentam diagnósticos, e até soluções para os problemas gravíssimos que são presenciados todos os dias.

A discussão em relação ao meio ambiente, seja por conta da degradação, exploração desenfreada dos recursos naturais, por exemplo, a água potável, madeira, plantas medicinais, o acúmulo do lixo, poluição do ar por gases tóxicos e produtos que levam décadas para se decompor. O plástico, no Brasil, já representa 97% de todo lixo, e as sacolas são abandonadas em vazadouros, impedindo a passagem de água. Isso também faz com que os componentes biodegradáveis não consigam se decompor, dificultando a compactação dos detritos. Esses casos, entre outros, ainda não apareceu solução. a pergunta que o mundo faz é: até quando o planeta conseguirá sobreviver com esse quadro patológico que está aí?

Os países do primeiro mundo, principalmente a Europa e os EUA, estão substituindo a sacola de plástico por outros materiais de fácil decomposição orgânica. Diante desse quadro caótico, é sem dúvida uma idéia prática e brilhante. As Ecobags são sacolas individuais e podem ser levadas para qualquer lugar substiuindo o uso dos saquinhos.

A proteção do meio ambiente envolve várias esferas de ação. E sem dúvida, a população consegue produzir projetos, iniciativas e atitudes que trarão benefícios para si e ao local no qual reside. - É trabalho de formiguinha. O interessante é que uma idéia ecológica pode vir a ser um negócio. Talvez, o que esteja faltando é o governo fazer o seu "quinhão", ou seja, investir em educação ecológica. As escolas é o melhor lugar para se desenvolver projetos pedagógicos que envolvam o aprendizado, o respeito, o cuidar e o amar a natureza. Sem dúvida, que deva ser ensinado conceitos teóricos e morais. Mas, além desse conteúdo, faz-se necessário ensinar a construir e reconstruir um mundo ecologicamente melhor.

Por outro lado, os empresários brasileiros precisam fazer sua parte. Alguns já dão bom exemplo, porém, é a minoria. Unir a capacidade de gerar trabalho, renda e lucro é o desafio desse século. Por isso, faz-se mister afinar a sinfonia. Falar uma única linguagem ("ecologês"). Estabelecer conexão entre os representantes do poder público, empresários e população é o caminho para se desenvolver a "consciência ecológica". E, sendo assim, o mundo, a natureza, e as futuras gerações agradecem.